sexta-feira, 30 de abril de 2010

De Mim Pra Você


Como interromper uma emoção se o pensamento é incontrolável?

Só dizer sim ou não. E, nesse caso, eu adoro o sim!


Ele é o "Se" de Djavan.
O "Desespero" de Caetano.
O "Encontro" de Maria Rita.
"I'm your help" de Morissette.
"Turn back time" de Cher.

(...)

E, indiscutivelmente, o "Romeo" de Taylor Swift...


Inicialmente traumático, mas que eu não faço escolhas óbvias todo mundo já sabe.

"Traumático não. Diferente, emocionante, único, inesquecível, sem igual."

Ela lutou e tentou não dizer, mas ela quis... mesmo com medo. O fato é que cansou de esconder isso ali dentro.

Ironia do destino?
" Ela não se doa, não mede sentimentos, não os valoriza , não se envolve." Quantas e quantas vezes ela teve de ouvir e não pôde negar. Mas não era culpada, afinal, não se rege o coração!
Cansada de fingir sentimentos irreais para manter relacionamentos, de repente sente como se seu coração parasse, e passa a perceber que esqueceu seu sapato de cristal nas mãos daquele que a fez ficar, finalmente.
Talvez porque ele cative com uma luz ressoante ou porque sua voz expulsou toda a sanidade dela.

Uma vez, um lugar, erros e desacertos, tão longe e tão rápido.
Quem é você para me fazer ficar?
Quem sou eu aqui?
Você teve apenas uma chance, e em apenas uma respiração me fez parar. E você sempre soube que eu gostei desde o começo. Você sabia e eu escondia. Boba. Talvez por achar que longe eu estaria mais segura.
Um olhar desconfiado, um pulso acelerado e uma expressão completa.
-
E agora?
-
E agora que eu enfrentaria todo o inferno apenas para segurar nas suas mãos.
E por mais que as emoções corram de um lado para o outro, chega uma hora que eu só quero dizer que quando as visões ao seu lado te trouxerem lágrimas, e tudo que te cercar forem segredos e mentiras, eu fico para ser sua força, eu fico para ser a esperança mantendo sua fé quando essa acabar. Sou aquela que você deveria chamar quando estivesse parado aqui... Sozinho. Eu te daria um abraço e te guardaria exatamente no lugar que você pertence - meu coração.
Quantas vezes eu disse que para descobrir tudo isso era só olhar com atenção dentro dos meus olhos... Os olhos que estão sempre em sua direção...

Essa vontade seria um ato irracional? Afinal, algum grau ilusório?
Não! Um "meio-termo", um equilíbrio entre o "ego" e "superego", segundo Freud. Isso é paixão, amor ou o que você quiser chamar.
Se equilibrar. Descer do Salto. Se Apaixonar. Desejar.
- E não foi isso mesmo? -

Abdicar disso? Para quê? Como?
Usando agora o racional?
Como, se ele está em desvantagem em relação a todo "equilíbrio" que comanda esse corpo, limitado a um pequeno espaço no cérebro. Nem ele me dá razão!
Como disse Coller, um filósofo inglês: " Se com razão ou sem razão se sofre, é porque ultrapassou a atração."

E minha doçura com loucura não o prende?

Ele é o branco e eu o preto do apharteid, não me importa que eu esqueça meu nome a cada minuto que o olho nos olhos, não me importa que eu tenha vontade de sorrir e chorar ao mesmo tempo. Mas vou parar de falar vem, e ele entender vai...
Falarei de forma clara e com todas as palavras: "Vem e fica...para sempre."

Dentro dela toca uma música e essa música combina com a dele, com uma harmonia similar a de uma orquestra.
Talvez ele ainda não tenha entendido que não se trata de um desvaneio ou fantasia. Ele se trata de sonho.
Talvez nunca entenda...
Cruel valorização de ' aparências', o julgamento que mascara o belo do sentir. Me despi por completo. Está aqui. Porque meu coração será o único comandante da minha vida mesmo que minha consciência veja o outro lado da moeda. Não serei minha própria marionete.

Tudo o que eu quero é simples. E por quê quero?
Não sei...Me responda você.

Sentimento não se explica com autofluxos da memória. Sentimento se vive.
E o fluxo do intenso nunca caminha de forma suave, o extremo que se contradiz, se atrai. Intensidade.

Isso é intensidade.
Compatibilidade de espírito.
Paixão. Desejo. Amor. Guilherme.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Inviolável Liberdade


Qual seria a liberdade mais inviolável?
Na minha opinião, a mais inviolável liberdade é a de pensar. E infelizmente, muitas pessoas ainda cultivam dentro de si um pensamento com raízes numa cultura religiosa massante e inútil.
Muitos dogmas religiosos e morais que foram criados por homens em determinada cultura são como leis. Leis duras e inalcançáveis até para os que criam e julgam cumprí-las a ferro e fogo.
É inviolável a liberdade de consciência e crença.
Algumas pessoas usam a imposição de idéias para demonstrar que sua verdade é, de fato, a verdade única. Esquecem que as pessoas têm o direito de pensar e crer no que quiserem, quando e quanto quiserem. Se convence pelo amor, pelos exemplos, mas nunca pela imposição. Seres humanos, não somente crianças, aprendem através das suas atitudes e não pelo que você fala.
O senso crítico é uma das ferramentas de formação de idéias mais valiosa que temos, cada um usa o seu, e cada um é responsável pelo que crê e, consequentemente, pelo que faz. Mas a liberdade de pensar, a liberdade de consciência, é um direito que ninguém deve abrir mão.

Chantagens emocionais e manipulação psicológica é apenas algumas das atitudes destas pessoas totalmente mesquinhas. O certo é ela, ela é o certo. O resto não cabe, não serve, não se leva em consideração. Infelizmente, onde mais encontramos isso é no meio religioso: a briga pela melhor doutrina, a briga pela verdade absoluta. O que não entenderam ainda é que a verdade não precisa de luta e muito menos de briga, a verdade é exposta, só não vê quem é cego. E quem devolve a visão?
A consciência?
Deus?
A visão vem de uma atitude não arrogante, de um pensamento humilde, de um desapego ao poder e por que não da distância de manipuladores sociais?
A minha religião não é melhor que a sua, ela pode ser mais coerente aos meus princípios, ao meu senso critíco e ao meu modelo de esperança, mas não melhor. Quem não critica e lapida suas crenças, não está pronto para crer em nada. A 'bitolação' presente em muitas religiões deixam pessoas presas e doentes.
Impor suas idéias não faz de você o dono da verdade, te faz manipulador e arrogante.

Creio que a fé é dom de Deus, fé não se explica, ou você tem, ou você não tem. Isso não é relacionado a quantidade de sábados e/ou domingos que você vai a igreja, isso é totalmente relacionado com o seu coração, o seu íntimo. A fé vem pelo ouvir, mas se mantém por meio de quanto ela 'bateu' em seu coração e não fugiu. Não quero ser um papagaio que repete as palavras de alguém, não quero ter que ouvir o tempo todo frases que eu vá decorar e por isso acreditar. Quero crer no que meu coração (espírito) diz que é a verdade.

Fazer da minha verdade a sua, não depende de mim! A exposição do pensamento sim, a concordância não!
E fazer disso um fator de exclusão para alguém é ridículo, incontestavelmente.
Já disse em postagem anterior que sou evangélica, creio na minha interpretação do evangelho de Jesus que, para mim, é filho de Deus, o Messias. Essa é minha convicção. Mas sou totalmente contra qualquer tipo de doutrina extremista e hipócrita, talvez isso se reflita de uma criação livre de imposições religiosas. Me batizei aos 22 anos exatamente para ter consciência do que acredito. O ritual te prende, a consciência te liberta.
Acredito que existem espíritas, católicos, adventistas e até céticos muito mais razoáveis e sábios que muitos evangélicos, e vice-versa. Isso varia não pela religião, mas pela capacidade de entendimento.
Tirei esse aprendizado durante anos convivendo com pessoas diferentes, de classes sociais diferentes, de religiões diferentes, de culturas diferentes...Sempre fui extremamente observadora e isso me deu uma noção melhor da vida. Muitos podem não concordar, é um direito. Mas também é um direito meu falar o que penso.
De verdade, fico irritada quando vejo algumas pessoas demonstrando certo tipo de hipocrisia, fanatismo religioso. Ao mesmo tempo isso me gera misericórdia. Prisão psicológica é algo que me causa misericórdia.

Será que todo esse pensamento extremista e temoroso consta nas palavras de Deus ou eles são dúbios ou confusos que causam tantas interpretações, no mínimo esdrúxulas? A palavra de Deus é uma só, as interpretações são várias. Quem as fazem são homens iguais a você. Homens que erram, que temem, que mentem, que julgam...
Portanto, faça a SUA interpretação e siga de acordo com seus valores e críticas, sem impor nada a ninguém, apenas o respeito por fazer parte de uma espécie que pensa e tem o DIREITO de pensar e crer no que quiser.

God Bless You!

segunda-feira, 19 de abril de 2010


Acomode-se numa mesa de bar, peça sua bebida favorita e aprecie o movimento. Movimento de pessoas, dos sons, do vento... Mas vá com alguém de conversa interessante.
Pessoas se conhecem...
Mas está cada vez mais inevitável a presença de pessoas vazias. Falo dos homens, afinal são somente eles que procuram conversar.
Alguns de aparência quase perfeita. Aquela que você imagina uma régua no meio do rosto da pessoa e as partes divididas são exatamente iguais, isso se chama simetria. E sim, é uma simetria perfeita. Não sei se já repararam, mas a beleza é simétrica. Quanto mais simetria, mais bonito.
E como é difícil tanta simetria refletir num jeito interessante. Parece que são coisas contrárias, antônimos. Não digo 100%, mas a grande maioria.
Concordo que a beleza prende a atenção... por alguns instantes. Mas alguns se aventuram a conversar... Nada mais natural! E é aí que surge o problema!
Não existe perfeição, e tolo é aquele que pretende transparecer isso.
Como é chato alguém que só conta vantagens, aquele que em 1h de conversa já fala tudo o que tem, o que conquistou e o que pretende conquistar, financeiramente.
Uma dica: Pessoas mais inteligentes se interessam pelo que você é, pelo que você faz e pelo que você pensa...Não pelo que você tem.
Entenda que o que você tem ou vai ter é o reflexo daquilo que você é, daquilo que você faz e daquilo que você pensa.
O mundo é capitalista e os seres humanos que habitam nele se tornam cada vez mais capitalistas e, consequentemente, mais superficiais.

Então a beleza se torna vazia, sem atrativos, descartável...
A beleza não torna ninguém interessante, no correto significado da palavra. Mas o interessante se torna bonito.
Não vamos ser hipócritas ao falar que a condição social de alguém é indiferente, não é. Todos sabemos disso. Temos como base a política do somar e não do dividir. Mas algumas pessoas agem como se fosse o único atrativo, o único valor.... E acabam se tornando superficiais, de conversa pobre, de idéias limitadas. E sabe por que algumas não param de agir assim? Porque existem as que valorizam tal personalidade, as mesmas de conversa pobre e idéias limitadas. Combinam!!!


E eu não falo da inteligência que se aprende em sala de aula, aquela adquirida em cursos e mais cursos, idiomas, arte e etc. Falo da sabedoria, dos valores sábios, da inteligência não adquirida. E é tão simples!

domingo, 18 de abril de 2010

Seja um idiota...Feliz!


Até que ser idiota não é um grande defeito. (adaptado Arnaldo Jabor)

Ou melhor, o que algumas pessoas chamam de "idiotice" talvez não seja aquele sentido ruim.
Que porre são aquelas pessoas que querem ser corretas demais, sérias demais, profundas demais, moralmente perfeitas, cheias de regras... Que merda!
O cotidiano já é tão pesado, um caos...Por que não deixar a seriedade pra situações particularmente inevitáveis? Exemplo: morte,  dores e etc.

Então, pela misericórdia de de Deus, seja idiota! Ria de você mesmo e daqueles que riem de você também. Pegue um avião pra lugar nenhum, não faça absolutamente nada e tire fotos de coisas também idiotas. Seu chefe tem cara feia? Que se dane! Quem tem que carregar aquela cara feia, dia após dia, inseparavelmente, é ele. Coitado!


Relacionamentos acabam não somente pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate-o como seu melhor amigo, não tenha vergonha dele, faça "maldadezinhas" como : tomar banho juntos e jogar um jato de água gelada no 'amigo' dele, e pronto. Isso não significa que sexo, dinheiro e, principalmente amor,  não sejam essenciais. Torne a relação agradável, engraçada, espontânea!


Quem foi que falou que é legal dividir a vida com um indivíduo que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, perfeito em raciocínio lógico, mas não consegue rir quando tropeça? Que outra merda! O pior é quando ainda acha ruim quando você, uma pessoa feliz e de bem com vida, ri dele.
Quem foi que falou que é bacana dividir a vida com alguém que sabe resolver uma crise familiar,  que não abre a boca pra discutir com você, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fds? Deitado no sofá?

Que saco!


Tem gente que não vive sem problemas. Vai se distrair com o que se é só reclamar que sabe fazer?
Viraram adultos chatos, cansativos, desinteressantes, fracos, infelizes.
Alguém quer alguém assim do lado? Eu não!



Meninos e meninas, brincar é legal. Entendeu?
Muito legal!

Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não dar sustos, não contar uma mentirinha engraçada só pra ver a cara de desespero do outro, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva, não lamber a tampa do iogurte, não rir quando não pode. O único NÃO é :

NÃO perder os prazeres da vida!!!!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Insight


Frente às discussões, preocupações, medos e ansiedades vividas por todos nós, eu escreveria no espelho do meu quarto uma determinada descrição feita por Eugene A. Cernan, astronauta das missões lunares Gemini e Apollo, e a última pessoa a caminhar na Lua. Escreveria em letras maiúsculas para não me esquecer:

Quando se está na órbita da Terra, ao olhar para baixo, vêem-se lagos, rios, penínsulas... . Voa-se rapidamente sobre mudanças de topografia, como montanhas cobertas de neve, desertos, ou cinturões tropicais - tudo muito visível. Passe-se por um nascer e um pôr-do-sol a cada 90 minutos. Ao sair da órbita terrestre, ... enxerga-se de um pólo ao outro e de um oceano para outro sem sequer virar a cabeça. ... Literalmente vê-se a América do Norte e a América do Sul dobrando a esquina, enquanto a Terra gira em torno de um eixo visível, e então, milagrosamente, vê-se a Austrália, depois a Ásia e, a seguir, as Américas vêm substituí-las. ... Começa-se a perceber como é pequena a nossa compreensão do tempo. ... Perguntamos a nós mesmos: onde estou, no espaço e no tempo? Vemos o sol se pôr na América e tornar a nascer na Austrália. Olhamos "para casa" ... e não vemos as barreiras de cor, religião e política que dividem este mundo. 

(Eugene Cernan, citado em Frank White, The Overview Effect: Space Exploration and Human Evolution, Boston, Houghton Mifflin Co., 1986, pg. 206-7).

sábado, 3 de abril de 2010

Sábado de Aleluia.
Tantos Significados para os Cristãos.
Poderia escrever algumas palavras, mas deixo isso para o saudoso Tio Isaac Salum que se expressou de forma pefeita em um de seus hinos sacros.
Foi um dos expoentes doutores da Universidade de São Paulo, professor titular em Filologia e Lingüística Românica.  Privilegiada que fui em conhecê-lo, não como aluna, óbvio, mas como sobrinha.

Certamente é um dos poucos casos de unanimidade em inteligência e caráter que conheci em minha vida.
Aulas, conferências, orientação, conversas, conselhos, estímulos, artigos, teses, palestras, mais aulas, mais conselhos, mais orientação, mais conversas, contínuas e infatigáveis pesquisas, enfim.... a inteireza de uma vocação como professor...E o mais importante: humildade e sensibilidade.
Salum não deixava de lado a lingüística histórica e diacrônica, realizando um saudável vaivém entre o "tradicional" e a modernidade, com um invejável conhecimento dos textos clássicos e das línguas antigas (grego, latim, aramaico e hebraico). É o que se pode verificar à saciedade em dois autênticos monumentos de erudição e perspicácia lingüística (infelizmente, ainda inéditos), a saber: A Semana Astrológica e a Judeu-Cristã. Introdução à Problemática da Nomenclatura Semanal Românica, São Paulo, FFCL/USP, 1967, tese de livre-docência; A Problemática da Nomenclatura Semanal Românica, São Paulo, FFLCH/USP, 1968, tese de cátedra.

Após apresentação, deixo uma das obras mais bonitas.
Melodia: 9º Sinfonia de Beethoven

Tuas Obras Te Coroam

Tuas obras Te coroam

Como um halo de esplendor:
Astros, anjos, céus, entoam
Hino eterno a Ti, Senhor!


Campos, matas, vales, montes,
Verde outeiro e verde mar,
Aves e sonoras fontes
Formam coro singular!


Nós, mortais, por Ti remidos,
Deus da glória, Deus de amor,
- Corações aos céus erguidos -
Celebramos Teu louvor.


Revelaste amor profundo,
Insondável, sem igual,
Enviando Cristo ao mundo,
A vencer por nós o mal!


Fonte és de alegria e vida,
És do bem o Inspirador:
Tua graça nos convida
A viver em mútuo amor.


Quais alegres peregrinos,
Sempre em marcha triunfal,
Cantaremos gratos hinos,
Na jornada, até o final!




Feliz Páscoa!!!