terça-feira, 27 de julho de 2010

Pais e Filhos


Por quê será que indivíduos adultos exigem tanto dos pais?
Por quê pais são obrigados a demonstrar perfeição?
Por vezes, pais são incoerentes, medidamente displicentes...São seres humanos, erram querendo acertar.
É óbvio que existem exceções que, para mim, não se encaixam na categoria "pais". Não no significado correto da palavras... São tudo, menos pais.
Mas eu estou falando de pais, aqueles que amam seus filhos, porém não são perfeitos. Porque ninguém consegue ser perfeito!
Na infância  e adolescência o cuidado é maior, claro, são nesses períodos da vida que se formam a personalidade e o caráter de alguém. A criação direciona, mas as influências do meio ( amigos, educadores, condição social, religião e etc) agem em conjunto, o que 'destoar' os pais tentam corrigir. Muitas vezes corrigir o que eles mesmos ensinaram, praticaram ou deixaram de praticar.
Você também não será com seus filhos. Por mais que tente, se esforce, leia livros de educação emocional, não será perfeito.
Quando adulto, muitas vezes, você é quem tem que fazer o papel de pai e/ou mãe com seus próprios pais, e se houver respeito, eles te ouvirão.
Na infância e na adolescência, os pais são mais duros do que na idade adulta. Certamente pelo fato de não quererem o sofrimento causado pelo erro, isso se chama amor. Muitas vezes o que julgam erro, não é um erro... e sim paradigmas, preconceitos, necessidade de impor limites. E uma criança e um adolescente sem limites causam problemas seríssimos no futuro. Colocar limtes faz parte da educação, do preparo para o meio.
Algumas proibições desnecessárias ou nem tão importantes? Talvez! Mas é necessário que entendam que limites, proibições, deveres e direitos existem para serem cumpridos e respeitados. Isso é dar amor também. 
Elogios, carinho e aceitação são tão importantes quanto impor limites, muitos pais se esquecem disso. O elogio que parte do coração de uma mãe e de um pai, penetra nos becos da emoção do filho, oxigenando a relação que muitas vezes está desgastada. Um beijo, um elogio, um abraço desferido no golpe de um segundo são capazes de superar uma dor alojada há semanas, meses ou anos.



Amor é pensar no bem-estar a curto e a longo prazo, na saúde física, intelectual, emocional, espiritual...

Quando adulto, junta-se todos os ensinamentos, todas as experiências e deseja-se que esteja  no palco dirigindo a peça da própria vida. E isso depende da capacidade de ser líder de si mesmo, seguindo valores bem definidos e tendo atitudes dotadas tanto de ousadia quanto de cautela para o resto da vida. Dentre os problemas que a vida nos dá ou os problemas que nós mesmos causamos, temos sempre a oportunidade de aprender, e ser cada dia melhor para si mesmo e para os outros.

Não sou mãe ainda, sei que aprenderei muitas coisas com meus futuros filhos, mas fico, muitas vezes, observando o quanto existem pais permissivos demais ou tiranos demais.
-Não existe equilíbrio-
 Vejo filhos de 5, 6, 10 anos batendo na cara dos pais. Vejo pais carrascos, desprezando as emoções e limitações individuais de seus filhos...

Muitas vezes pelo medo de falhar!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Boas Vindas ao Gabriel


Eu não preciso de ninguém que me fale sobre o céu,
Eu não preciso de nenhuma prova de que Deus existe,
Eu somente olho em seus olhos, e já acredito!



A vida é uma eterna descoberta e, de você, eu estarei sempre perto para auxiliar cada etapa desse intenso aprendizado.
Você é tão pequeno, tão frágil... mas de um significado tão grande e eterno...

Tenho certeza que são nesses momentos, quando informalmente nosso coração se volta para Deus e lhe pergunta algo, que a verdadeira oração acontece e, quando isso ocorre, Ele, na Sua infinita misericórdia, nos responde e nos faz entender o que, muitas vezes, parece ser incompreensível.... O amor!!!
Sentimos apenas, e isso é o suficiente. E eu amo você!

Herança de Deus são as crianças, uma recompensa da natureza. São como
flechas em nossas mãos. Aquelas que instruímos e amamos para alcançarem sonhos e alegrias muito maiores que as nossas...
Tudo isso por amor!

Que um dia você entenda que Deus tem infinitos sonhos de amor para sua vida, aceitá-los só depende de você!

Seja muito bem vindo às nossas vidas, Gabriel!
Anjo lindo!

A titia te ama!!!!

domingo, 18 de julho de 2010

domingo, 11 de julho de 2010

O Importante



Choquei!
Eu não sei como pode existir pessoas tão más e ignorantes nesse mundo.
Deus deu a todos os seres humanos - os mesmos que provocam as maiores atrocidades contra sua própria espécie - consciência, discernimento e livre arbítrio. Consciência de uma ética lógica, instintivamente protetora. Discernimento  do certo e errado, bom e ruim, e isso não depende de como você pensa, mas de quanto você leva a sério o respeito e o amor pela vida como um todo, a sua vida e a vida de tudo e todos.
Ainda ouço falar em crimes monstruosos. Ouço coisas incabíveis, draculosas. Na minha ingenuidade, ou não, não consigo processar a idéia de que alguém dotado das mesmas capacidades intelectuais, pessoas que foram formadas numa sociedade cheia de erros, porém com leis morais e valores humanos absolutamente esclarecidos, mostram a monstruosidade de um ser humano, como canibais...Deixam claramente registrado até onde vai a maldade.

Não coloco em avaliação os "motivos" que induzem essas pessoas a cometerem isso, certamente porque não existem motivos que cheguem perto do justificável para tal.
Goleiro matando amante da forma mais cruel que eu já imaginei.
Pai matando filho.
Filho matando pai.
Homem abusando de uma criança de 3 anos. 3 ANOS!!!!
E por aí vai...

Dentre essas inúmeras agressões psicológicas, diria até existencial, que sofremos ao longo da vida, fica claro o quanto a presença do espírito de Deus em nossos corações é vital. Como processar tudo isso se não existir uma psicoadaptação sobrenatural ao meio em questão? Como conviver com uma certeza de que respiramos os mesmos ares de psicopatas em potencial? Onde os monstros temidos da infância são bonzinhos...
 Em contradição à nomenclatura 'psicopata' ( psico= psiquê, o "eu"; pata = patia, doença), não se trata de doença porque toda doença apresenta um mecanismo de ação determinante ao erro, toda doença tem parâmetros de cura mesmo ainda não conhecidos. Psicopatia não é doença, não existe cura. Psicopatia é inato, se trata de essência e essência é imutável.
Como conviver com isso?

Nossos vasos se quebram, transformam-se em cacos finos jogados ao chão. Tento juntá-los e corto minha mão. Faz-se um corte profundo que sangra muito. Faz-se um curativo e depois tenta-se consertar o vaso.
Mexi, remexi. Colei, recolei. E descobri que era impossível reparar... Uma vez quebrado o vaso igual a antes ele não ficará.
Chorei, meu coração se entristeceu. Até que me veio a mente uma ideia... E com os cacos fiz um lindo mosaico. E esse mosaico ficou mais belo e perfeito que o vaso.

Infelizmente não se pode consertar um vaso quebrado, mas podemos reciclá-lo e fazer de seus cacos a mais bela obra de arte. Essa é a palavra que Deus colocou no meu coração no momento em que presenciei uma discussão entre amigos sobre esse caso de assassinato que teve repercussão gigantesca. E esse pensamento me enche de fé e alegria pois eu sei que mesmo diante de nossas fraquezas, defeitos, desastres, agressões, Ele é capaz de restaurar, Ele é capaz de moldar e renovar. Nossos defeitos, nossas percepção do inaceitável e nossos medos podem quebrar o vaso, mas nada impede a perfeita obra de superação e adaptação que Deus tem para nossa vida.

Talvez o que as pessoas mais procurem hoje é esperança. Esperança de que o mundo seja outro, de que quem está doente melhore, de alcançar os sonhos, de não ouvir notícias e declarações de maldades, ou seja, de que tudo seja diferente. Então saímos à procura da esperança, segurando nos braços o que ainda temos dela.
Quem será que não conhece aquela frase: ''A esperança é a última que morre''? Pois é, para muitos ela não morre, não acaba. Para outros ela já se foi, já está morta há muito tempo. A verdade é que as tragédias das nossas vidas, os sonhos que as vezes não conseguimos realizar... as insatisfaçoes do dia a dia, faz com que afrouxemos os braços deixando a esperança fugir de pouquinho a pouquinho até que estejamos procurando esperança também.

A vida de muitos pode estar acabando, sendo destruída pela falta de esperança, talvez esteja afundando em tristeza, a de outros pode estar mergulhada em esperanças que acabam virando falsas expectativas que não os deixam mais viver.
Quem sabe não está na hora de lembrarmos e não esquecermos mais uma esperança sem fim. Uma esperança que vai acabar com todas as nossas ansiedades, e termos gana pra lutar.
Deus está aqui o tempo todo, isso é fé!! Um plano maior existe, tenho certeza. Alguns dos nossos já o conhece, mas nós aqui o conhecemos pela fé. Talvez nossa vida não mude agora, mas ela pode ser eterna depois; podemos não realizar todos os nossos sonhos aqui, mas iremos experimentar sonhos muito maiores... pode ser que nada seja diferente nesse lugar onde estamos, mas depois nada vai ser igual.

Nós podemos alcançar um mar de felicidade!!!
Um mar!!!
Mas deposite sua esperança Naquele que pode te prometer o eterno.

Pensem nisso...
 
God Bless Us!!!