terça-feira, 27 de abril de 2010
Inviolável Liberdade
Qual seria a liberdade mais inviolável?
Na minha opinião, a mais inviolável liberdade é a de pensar. E infelizmente, muitas pessoas ainda cultivam dentro de si um pensamento com raízes numa cultura religiosa massante e inútil.
Muitos dogmas religiosos e morais que foram criados por homens em determinada cultura são como leis. Leis duras e inalcançáveis até para os que criam e julgam cumprí-las a ferro e fogo.
É inviolável a liberdade de consciência e crença.
Algumas pessoas usam a imposição de idéias para demonstrar que sua verdade é, de fato, a verdade única. Esquecem que as pessoas têm o direito de pensar e crer no que quiserem, quando e quanto quiserem. Se convence pelo amor, pelos exemplos, mas nunca pela imposição. Seres humanos, não somente crianças, aprendem através das suas atitudes e não pelo que você fala.
O senso crítico é uma das ferramentas de formação de idéias mais valiosa que temos, cada um usa o seu, e cada um é responsável pelo que crê e, consequentemente, pelo que faz. Mas a liberdade de pensar, a liberdade de consciência, é um direito que ninguém deve abrir mão.
Chantagens emocionais e manipulação psicológica é apenas algumas das atitudes destas pessoas totalmente mesquinhas. O certo é ela, ela é o certo. O resto não cabe, não serve, não se leva em consideração. Infelizmente, onde mais encontramos isso é no meio religioso: a briga pela melhor doutrina, a briga pela verdade absoluta. O que não entenderam ainda é que a verdade não precisa de luta e muito menos de briga, a verdade é exposta, só não vê quem é cego. E quem devolve a visão?
A consciência?
Deus?
A visão vem de uma atitude não arrogante, de um pensamento humilde, de um desapego ao poder e por que não da distância de manipuladores sociais?
A minha religião não é melhor que a sua, ela pode ser mais coerente aos meus princípios, ao meu senso critíco e ao meu modelo de esperança, mas não melhor. Quem não critica e lapida suas crenças, não está pronto para crer em nada. A 'bitolação' presente em muitas religiões deixam pessoas presas e doentes.
Impor suas idéias não faz de você o dono da verdade, te faz manipulador e arrogante.
Creio que a fé é dom de Deus, fé não se explica, ou você tem, ou você não tem. Isso não é relacionado a quantidade de sábados e/ou domingos que você vai a igreja, isso é totalmente relacionado com o seu coração, o seu íntimo. A fé vem pelo ouvir, mas se mantém por meio de quanto ela 'bateu' em seu coração e não fugiu. Não quero ser um papagaio que repete as palavras de alguém, não quero ter que ouvir o tempo todo frases que eu vá decorar e por isso acreditar. Quero crer no que meu coração (espírito) diz que é a verdade.
Fazer da minha verdade a sua, não depende de mim! A exposição do pensamento sim, a concordância não!
E fazer disso um fator de exclusão para alguém é ridículo, incontestavelmente.
Já disse em postagem anterior que sou evangélica, creio na minha interpretação do evangelho de Jesus que, para mim, é filho de Deus, o Messias. Essa é minha convicção. Mas sou totalmente contra qualquer tipo de doutrina extremista e hipócrita, talvez isso se reflita de uma criação livre de imposições religiosas. Me batizei aos 22 anos exatamente para ter consciência do que acredito. O ritual te prende, a consciência te liberta.
Acredito que existem espíritas, católicos, adventistas e até céticos muito mais razoáveis e sábios que muitos evangélicos, e vice-versa. Isso varia não pela religião, mas pela capacidade de entendimento.
Tirei esse aprendizado durante anos convivendo com pessoas diferentes, de classes sociais diferentes, de religiões diferentes, de culturas diferentes...Sempre fui extremamente observadora e isso me deu uma noção melhor da vida. Muitos podem não concordar, é um direito. Mas também é um direito meu falar o que penso.
De verdade, fico irritada quando vejo algumas pessoas demonstrando certo tipo de hipocrisia, fanatismo religioso. Ao mesmo tempo isso me gera misericórdia. Prisão psicológica é algo que me causa misericórdia.
Será que todo esse pensamento extremista e temoroso consta nas palavras de Deus ou eles são dúbios ou confusos que causam tantas interpretações, no mínimo esdrúxulas? A palavra de Deus é uma só, as interpretações são várias. Quem as fazem são homens iguais a você. Homens que erram, que temem, que mentem, que julgam...
Portanto, faça a SUA interpretação e siga de acordo com seus valores e críticas, sem impor nada a ninguém, apenas o respeito por fazer parte de uma espécie que pensa e tem o DIREITO de pensar e crer no que quiser.
God Bless You!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Concordo "em alma" com vc! nao sei se existe essa expressao 'em alma', mas foi a primeira coisa q me veio na mente para escrever aqui. Sabe, acho que existem situações q doem e quebram o nosso coração em mil pedaços para nos fazer refletir mais e mais sobre o mundo...refletir mais e mais sobre as pessoas e principalmente entender o que é vida e oq podemos fazer dela e com ela. Amar acima de qq coisa... amar cada nascer do sol q Deus nos dá e nos dará até não estarmos mais aqui!
ResponderExcluirAmo vc princesa!
Da sua amiguxa
Elen
Bonita reflexão...
ResponderExcluirParabéns pelo blog!