quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Coisas de Vida


Sempre fui curiosa, mas comecei a complicar desde quando era bem pequena. Lembro-me como se fosse hoje papai chegando com um embrulho gigante e dizendo: "Tenho certeza que isso aqui te ajudará a entender coisas que você se interessa."
Era um microscópio com uma lente de aumento como se fosse uma lupa (calma né...era um brinquedo), pinças, luvas, plaquinhas de petri e prancheta, eu tinha uns 10 anos. Eu queria entender porque a formiga era tão pequena, queria ver se ela tinha dedos, cílios, língua, pupila e etc. Não somente a formiga, mas todos os animais pequenos. Ficava horas caçando formiga, joaninha, mosquito, pernilongo e, acredite, até planária. Fazia minhas anotações viajantes e isso era como se eu estivesse cada vez mais próxima daquilo que sempre me intrigou, a vida.
Hoje não é diferente. Mas, hoje, entendo que os mistérios e a essencia da vida é desenvolvida na parte física e bioquímica de um cérebro e, sem dúvidas, num plano transcedental.
Os mecanismos cerebrais explicados pela química são de difícil compreensão, porém parcialmente acessíveis. Mas existem coisas extremamente intrigantes, na qual ninguém foi capaz de traçar uma lógica.

Uma dessas coisas que me refiro é esse tal  'autofluxo' ou construções intelecto-emociais sem controle, não manipuladas. Termo usado pela psicologia que se traduz em um fluxo por si mesmo, um fluxo espontâneo e contínuo de pensamentos e emoções. Explicando de forma mais simples, é um conjunto de construções intelecto- emocionais cotidianas, constantes, com ou sem nossa consciência ou autorização, ou seja, tudo aquilo que a gente pensa mas não quer pensar, não espera pensar, não controla pensar e não se interrompe.

Pensamentos que não ocorrem por livre iniciativa.

De acordo com o psiquiatra Augusto Cury, ninguém consegue interromper a transformação do pensamento que promove as construções intelecto-emocionais na nossa mente. Pensar e se emocionar, sejam coisas boas ou ruins, é o nosso destino inevitável. Não se pode interromper esse processo, até mesmo a tentativa consciente do vácuo de pensamento ou do vácuo emocional já é uma manifestação da idéia e do desejo em não pensar e sentir. Tal fenômeno é total e maravilhosamente sobrenatural.

Agora...Dá para imaginar a tamanha importância e revelação quando temos a compreensão de que nem tudo o que pensamos e sentimos foi autorizado por nós? De que incorporamos a consciência de muitos desses processos apenas quando exercemos a interiorização e a autoconsciência?


Nunca tive a pretensão de provar pra mim mesma a existência de Deus. Primeiro porque isso é um lance de fé e fé não se explica. Segundo porque uma criatura nunca poderá explicar seu criador. Mas existem coisas que me aproximam de Deus, admiro a falta de lógica, o mistério...
E um desses mistérios é essa particularidade do 'autofluxo'. Sem uma força maior ele não se tornaria aplicável, não existe explicação e muito menos caminhos para tal.
É algo superior, na qual não controlamos. Algo que emana do ser e atravessa a lógica do pensamento. Energia composta. Ligação de energias... Como se uma fizesse parte da outra e uma fosse o guia. O ser físico: a planta, o outro: a seiva.

Espírito.

Tem quem não acredita em milagre. Pra mim isso já é um milagre!


O milagre da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário