segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"As pessoas que raciocinam mais, ouvem muito mais do que falam." (...)


(...) disse um psiquiatra forense.

Muitas vezes somos acometidos pela tendência de falar sem pensar e de forma irrefletida.
Deus, em sua infinita sabedoria, nos fez possuidores de uma só boca e dois ouvidos, querendo com isso que utilizássemos em dobro nossa capacidade de ouvir e nos habituássemos à contenção de palavras inúteis, fúteis e julgamentos impróprios.
Macacos emitem mais sons do que ouvem, isso se deve a capacidade de pensar menos evoluída. É complicado isso, mas realmente tem gente que fala demais.

Psicólogos explicam que quem fala demais fala também porque sente prazer nisso, a fofoca dá à pessoa ‘fofoqueira’ a sensação de que ela é alguém importante no meio daquele grupo só pelo simples fato de estar passando uma informação que ninguém mais tem, ou pelo simples fato de falar demais. Subjulga-se sinônimo de popularidade, entrosamento e etc ....mas muitas vezes não passa de um vazio que dá espaço a eloquência.

A vontade de ‘aceitação’ e de externar essa sensação é tanta que a pessoa perde a noção do que diz, inventa e/ou aumenta em relação à ‘notícia’ que está transmitindo a terceiros, torna-se chata...cansativa. Geralmente esse tipo de pessoa fala de assuntos alheios justamente por achar que não tem nada interessante a dizer a respeito de si mesma.

Que levante a mão quem já foi alvo de fofoca. Bem, então bem vindos ao clube!

O ouvir enriquece, o falar transmite. Pena que muitas pessoas só transmitam seus contos de viagens, prazeres, desfrutes.... deixando de lado assuntos que prendem e enriquecem. Por que? Porque não os tem!
Wendell Johnson, grande teórico da comunicação, escreveu: “Nossa vida seria mais longa e rica se despendêssemos a maior parte dela na tranqüilidade silenciosa do ouvir pensativamente”. O observador aprende muito mais sobre vida do que o falador.

Às vezes faço essa cara de quem está ‘ouvindo pensativamente’, por estar ouvindo e processando a informação, pensando, observando.
O ser humano é inquieto por natureza, e daquilo que chega a ser dito para nós a maioria passa despercebido e não ouvido.Temos, ainda, que aprender a usar as maravilhas do falar e do ouvir em nosso próprio e melhor interesse e para o bem de nossos semelhantes.

Essa é, também, a mais extraordinária das artes a ser dominada pelo homem. Fale o necessário!
Falar o necessário e aprender a ouvir!
Falar o suficiente pra não ser cansativo!
Ouvir o bastante pra ser interessante!
E quando não há nada de edificante a falar.... ficar quieto!

Ouvir é renunciar!

É a mais alta forma de altruísmo em tudo quanto essa palavra traduz a atenção ao próximo. Talvez por essa razão a maioria das pessoas ouça tão mal, ou simplesmente não ouça, e ainda cutucam os que sabem observar.

Vivemos imersos em cogitações pessoais e é raro conseguirmos passar algum tempo sem pensar em nós mesmos. Reflita sobre o ensinamento de Albert Schweiser que diz que “o verdadeiro valor de um homem não pode ser encontrado nele mesmo, mas nas cores e texturas que faz surgir nos outros....”.

As pessoas mais inteligentes que conheci, falam pouco.
Para falar bem não basta uma boca. Saber ouvir leva tempo, prática e paciência.
É uma arte que mantém vivos o respeito, a afeição, a amizade, o sentimento de confiança que o outro deposita em nós.
E quando for falar, pense bem no que vai dizer, se o que vai dizer é verdade, se é sobre você ou se é assunto a toa...

Não tem nada interessante pra falar?
Chupe uma bala...

17 comentários:

  1. concordo com você...
    Sou calado e observador, e existem pessoas que falam mal de mim porque eu não falo muito, mas sei muito mais do que eles acham que sabe...

    ResponderExcluir
  2. sem nenhuma sonbra de duvida quem fala muito é uma forma disfarçada de mentir.falo pouco e sei muito fis essa opçao para minha vida e nunca mim arrependi

    ResponderExcluir
  3. emannuel sempre me disse

    CHICO
    quando vc nao tiver uma palavra que auxilie procure nao abrir a boca.
    espirito maravilhoso q passou os ensinamentos ao chico.

    mto bom o q essa moça escreveu =d

    ResponderExcluir
  4. muito bom o texto, eu sou observador e falo pouco e muitas pessoas questionam por que eu sou tão quieto, as vezes isso me incomoda e queria ser mais falante e extrovertido. Mas depois do texto acima ja me sinto melhor...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também falo pouco, e por isso muitas vezes já me questionaram tb, ou fizeram aquela observação desagradável: "como tu é quietinha". Tb já ouvi mais de uma vez o seguinte comentário qnd estou em grupo e está acontecendo alguma bagunça: "a fulana(eu) deve estar apavorada", mesmo que eu esteja rindo junto. Esses comentários me incomodam demais. Mas uma coisa eu já observei: muitas dessas pessoas que são tão falantes e ficam me criticando falam muitas coisas vazias, gostam de ficar falando sobre outras pessoas, etc. Sempre tomo cuidado com pessoas que ficam falando sobre a vida dos outros pra mim: isso significa que tb falarão coisas de mim p/ os outros. Cada um é como é. As pessoas deveriam tentar praticar mais a empatia.

      Excluir
  5. depois de ler este texto eu estou me sentindo bem melhor, não sou de muita conversa e as pessoas me questionam muito por eu ser assim,eu tento falar mais ser comunicativa mas não consigo isso vem de mim mesmo

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Pouco dias atras fui alvo de critica, no meu trabalho quase sempre isso acontece. No começo eu me sentia mau,mais com o tempo fui me conformando com as critica. Mais agora lendo esse texto me fez sentir importante.Que bom! valeu

    ResponderExcluir
  8. Adorei este texto, simplesmente. Neste mundo de falantes, nós misteriosos silenciosos somos mal compreendidos mesmo... Chega até doer o preconceito que criam sobre nós. Acham que somos bobos.

    ResponderExcluir
  9. Também falo pouco, e por isso muitas vezes já me questionaram tb, ou fizeram aquela observação desagradável: "como tu é quietinha". Tb já ouvi mais de uma vez o seguinte comentário qnd estou em grupo e está acontecendo alguma bagunça: "a fulana(eu) deve estar apavorada", mesmo que eu esteja rindo junto. Esses comentários me incomodam demais. Mas uma coisa eu já observei: muitas dessas pessoas que são tão falantes e ficam me criticando falam muitas coisas vazias, gostam de ficar falando sobre outras pessoas, etc. Sempre tomo cuidado com pessoas que ficam falando sobre a vida dos outros pra mim: isso significa que tb falarão coisas de mim p/ os outros. Cada um é como é. As pessoas deveriam tentar praticar mais a empatia.

    ResponderExcluir
  10. Não precisamos de palavras quando gestos falam por si...

    ResponderExcluir
  11. o texto é bom, mas eu sou um cara que fala muito, mas não falo besteiras, eu sou uma pessoa que ama a leitura , tenho o habito de ler no minimo 10 livros por ano , sem contar os livros da faculdade, acompanho os jornais mais importantes do país, ouço radio de noticia,e com isso eu fico com uma gama de informações que não me deixa ficar calado, eu até tento ficar quieto, mas não consigo.

    ResponderExcluir
  12. o texto é bom, mas eu sou um cara que fala muito, mas não falo besteiras, eu sou uma pessoa que ama a leitura , tenho o habito de ler no minimo 10 livros por ano , sem contar os livros da faculdade, acompanho os jornais mais importantes do país, ouço radio de noticia,e com isso eu fico com uma gama de informações que não me deixa ficar calado, eu até tento ficar quieto, mas não consigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço as mesmas coisas que você, na verdade até em maior quantidade, mas falo pouco. Não pense que quem fala menos possui menos informação ou conhecimento. Muitas vezes, a pessoa apenas não sente a necessidade de espalhá-lo ou demonstrá-lo.

      Excluir