domingo, 20 de dezembro de 2009

Mínimos Detalhes



Coisas que acontecem na minha vida servem sempre para minha própria reflexão. Impressionante como em um único dia você tem sentimentos de alegria, felicidade, tristeza, frustração, amor, culpa, injustiça. Sempre aprendi com a natureza e sei que todos as coisas que nos acontecem você consegue tirar lições preciosas simplesmente olhando pras criaturas de Deus.
As flores toleram as abelhas, mesmo quando tiram o seu néctar, mesmo se, por vezes, por acidente, uma pétala acaba se machucando.

A natureza tolera os ventos que arrastam folhas e quebram os galhos, tolera as correntes que não perguntam o que carregam na sua passagem.
A própria lua tolera as mudanças e acolhe 'de boa' cada fase com dignidade.
Só nós, humanos e racionais, somos assim intolerantes com a vida, com o próximo, com os amores, com o que nos acontece, com o que deixa de nos acontecer, com as diferenças e os diferentes que mal suportamos.
Damos de nós mesmos e queremos exaustivamente ficar inteiros... Quanta soberba! Recebemos e queremos continuar os mesmos, abastados de nós mesmos, sem as marcas dos defeitos, erros, deslizes e enganos que nos deixariam iguais a todo mundo. O que iguala você a mim.
Queremos amar o que nos é próximo, pois é o mandamento "amar a teu próximo" sendo que esse outro DEVE ser uma correspondência daquilo que somos, do que exigimos ser, do que queremos que seja. O que é diferente nos decepciona, nos faz sofrer, interrompe ciclos afetivos.
Por isso cobramos tanto dos outros e permitimos que essa burrice encha nossa alma de tristeza ao depararmos com ações e reações diferentes das que esperamos, exatamente por querer tudo conforme o nosso jeito.


Mas não é amar tolerar que o outro seja outro e aceitar com resignação e alegria até que, mesmo nos possíveis deslizes e erros, esse encha nossa vida de novos ares, novas flores e novas perspectivas?!?!?! A tolerância é uma incontestável prova de amor e de humildade; é você se inclinar para se reerguer mais rico, mais pleno, mais aberto, mais solto e mais livre. É ser nobre.
Mais livre!!! E por isso mesmo mais feliz!
Ser flexível e tolerante na vida , com as pessoas (principalmente as que mais gostamos) e nos acontecimentos nem sempre felizes não é se curvar. É simplesmente se abrir como a janela do meu quarto se abre todos os dias para que o sol entre e ilumine.
É um ceder que nos enobrece, pois nos permite degustar da vida, da paixão, do extase, nos seus mínimos detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário