terça-feira, 27 de julho de 2010

Pais e Filhos


Por quê será que indivíduos adultos exigem tanto dos pais?
Por quê pais são obrigados a demonstrar perfeição?
Por vezes, pais são incoerentes, medidamente displicentes...São seres humanos, erram querendo acertar.
É óbvio que existem exceções que, para mim, não se encaixam na categoria "pais". Não no significado correto da palavras... São tudo, menos pais.
Mas eu estou falando de pais, aqueles que amam seus filhos, porém não são perfeitos. Porque ninguém consegue ser perfeito!
Na infância  e adolescência o cuidado é maior, claro, são nesses períodos da vida que se formam a personalidade e o caráter de alguém. A criação direciona, mas as influências do meio ( amigos, educadores, condição social, religião e etc) agem em conjunto, o que 'destoar' os pais tentam corrigir. Muitas vezes corrigir o que eles mesmos ensinaram, praticaram ou deixaram de praticar.
Você também não será com seus filhos. Por mais que tente, se esforce, leia livros de educação emocional, não será perfeito.
Quando adulto, muitas vezes, você é quem tem que fazer o papel de pai e/ou mãe com seus próprios pais, e se houver respeito, eles te ouvirão.
Na infância e na adolescência, os pais são mais duros do que na idade adulta. Certamente pelo fato de não quererem o sofrimento causado pelo erro, isso se chama amor. Muitas vezes o que julgam erro, não é um erro... e sim paradigmas, preconceitos, necessidade de impor limites. E uma criança e um adolescente sem limites causam problemas seríssimos no futuro. Colocar limtes faz parte da educação, do preparo para o meio.
Algumas proibições desnecessárias ou nem tão importantes? Talvez! Mas é necessário que entendam que limites, proibições, deveres e direitos existem para serem cumpridos e respeitados. Isso é dar amor também. 
Elogios, carinho e aceitação são tão importantes quanto impor limites, muitos pais se esquecem disso. O elogio que parte do coração de uma mãe e de um pai, penetra nos becos da emoção do filho, oxigenando a relação que muitas vezes está desgastada. Um beijo, um elogio, um abraço desferido no golpe de um segundo são capazes de superar uma dor alojada há semanas, meses ou anos.



Amor é pensar no bem-estar a curto e a longo prazo, na saúde física, intelectual, emocional, espiritual...

Quando adulto, junta-se todos os ensinamentos, todas as experiências e deseja-se que esteja  no palco dirigindo a peça da própria vida. E isso depende da capacidade de ser líder de si mesmo, seguindo valores bem definidos e tendo atitudes dotadas tanto de ousadia quanto de cautela para o resto da vida. Dentre os problemas que a vida nos dá ou os problemas que nós mesmos causamos, temos sempre a oportunidade de aprender, e ser cada dia melhor para si mesmo e para os outros.

Não sou mãe ainda, sei que aprenderei muitas coisas com meus futuros filhos, mas fico, muitas vezes, observando o quanto existem pais permissivos demais ou tiranos demais.
-Não existe equilíbrio-
 Vejo filhos de 5, 6, 10 anos batendo na cara dos pais. Vejo pais carrascos, desprezando as emoções e limitações individuais de seus filhos...

Muitas vezes pelo medo de falhar!

2 comentários:

  1. Grande reflexão.
    Parabéns pelo blog!
    Conteúdo é tudo

    Luana Vegas

    ResponderExcluir
  2. Não deixe de ler excelente artigo sobre a Lei Maria da Penha e como eu entender porque até o presente, a Lei Maria da Penha tem sido ineficaz, pois a violência doméstica e familiar tem aumentado. Acesse o blog, comente e divulgue: www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir