quinta-feira, 9 de julho de 2009

Consciência da Vida!


Às vezes surgem discussões no ambiente de trabalho sobre a necessidade de um equilíbrio emocional para mergulhar nos livros da área da saúde. Principalmente livros de patologia.

Imagine você passando o dia inteiro mergulhado nos mecanismos que desencadeiam as mais temidas doenças...câncer, mal súbito, infarto, esquemia e por aí vai...

Imagine você passando o dia todo analisando o ciclo de uma bactéria, vírus, parasita, habitando dentro de um corpo...e pior, um corpo igualzinho o seu...com as mesmas limitações e capacidades.

Imagine você olhar para uma bandeja de restaurante e ter consciência de que ali existem inúmeras bactérias...
Ter consciência de que o fato de respirar gera radicais livres para seu próprio envelhecimento.
O que fazer? Deixar de respirar? (...)

Imagine quando for escovar os dentes lembrar que sua escova é uma casinha quentinha e úmida para bactérias horrorosas ( no sentido físico rs).
E sabe aquele beijo gostoso naquele rapaz lindo? Pois é....é uma troca de bactérias nojentinhas.

Como não enxergar doenças onde não existem doenças? Por que tantos profissionais da saúde são completamente paranóicos com as coisas mais simples do dia a dia? Tem alguns que andam até com tubinhos de álcool-gel em seus bolsos como um hidratante para as mãos.
Outros desenvolvem hipocondria por achar que todos aqueles sintomas e mecanismos de ação podem estar acontecendo com eles exatamente agora.
Como conviver com a certeza de que até corpos saudáveis produzem células cancerígenas (que são destruídas pelas células de defesa, óbvio)....mas como conviver com essa noção da vulnerabilidade humana?
Com a noção de que em apenas 1 minuto pode a vida acabar com algo sem motivo e sem previsão como um mal súbito do coração? Não existe prevenção e nem sintomas.... é 'bateu, levou'.

Impressionante como o equilíbrio emocional é indispensável...em qualquer profissão, em qualquer situação. O ser humano não foi feito pra morrer, nunca se conformará com a idéia do "fim"....por isso a rejeição da idéia da deterioração é tão intensa e pertubadora...principalmente naqueles que conhecem algo sobre o funcionamento de um organismo.

O instinto de sobrevivência muitas vezes é acionado quando não se corre perigo...por isso distúrbios psiquiátricos foram desenvolvidos, tais como hipocondria, sindrome do pânico, depressão... e isso ocorre com muito mais intensidade em pessoas que dedicam a vida estudando o ser humano, visando a manutenção fisiológica da vida.

Por que ser ansioso? Por que querer ter controle de tudo? Como se isso fosse possível!
Meros mortais, com cromossomos pré-determinados a acabar com a vida. E sinto muito, não se pode discutir com a natureza....não se ganha da natureza. O único capaz de interferir é Deus, afinal foi Ele quem criou.

Descobertas científicas são indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida, mas querer controlar tudo e ter consciência de que não é possível, é a maior insanidade humana. Um dia foi a minha também...mas Deus teve misericórdia da minha ignorância e me trouxe para a realidade bela e única da vida e suas surpresas.

Cardiologista não morrem do coração? Pesquisadores em oncologia não morrem de câncer? Pesquisadores em radiação não desenvolvem câncer de pele? Infectologistas não podem morrer de gripe suína?

Onde está escrito isso?

Evitar fatores externos que possam causar determinada doença não te assegura de que estará livre...

Ter a humildade e maturidade para se conscientizar de que jamais teremos controle do nosso futuro, é o primeiro passo para uma emoção saudável e sem paranóias... a partir daí podemos entender que o fôlego de vida está no controle Daquele que nos criou. Ele nos deu e Ele mantém até quando quiser. Façamos nossa parte, a Dele ninguém pode fazer a não ser Ele mesmo.
"Não vos preocupeis com o dia de amanhã, o dia de amanhã terá suas próprias preocupações. A cada dia basta o seu cuidado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário