quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Imensa Misericórdia





Opto por não escrever sobre religiões ou doutrinas, mesmo porque cada um tem a sua. Respeito a opinião das pessoas, respeito a escolha de cada uma e evito criar discussões sobre alguns temas. Porém, uma pessoa me pediu para escrever o que eu entendo por misericórdia divina e o por que Deus é fiel.


Tenho convicção da existência do Deus, do único Deus. A fé não se explica, é dom de Deus. Mas se eu tenho uma certeza nessa vida, essa é a que Deus existe. E esse Deus não é de longe, é de perto. Esse Deus não é um ditador, é um Pai. Esse Deus não quer sua prisão psicológica ou emocional, quer sua liberdade. Esse não impõe, Ele orienta... Ouve quem quer!
A maior prova de amor é deixar livre, não forçar a entrada. Ele não te força a nada, mas deixa claro que todas as escolhas que tomamos acarretam em consequências, é uma lei natural.


Não quero entrar aqui na etimologia da palavra misericórdia, mas sim no seu conceito bíblico, na tradução e interpretação correta dessa palavra.


A misericórdia se resume a algo que merecemos (como uma "ação-reação", "castigo"), mas não recebemos. Coisa que configura o contrário da Graça, ou seja, algo que recebemos mas não merecemos (salvação).


Absolutamente NINGUÉM merece a misericórdia de Deus. NINGUÉM pode conseguí-la por mérito.
As escrituras comprovam: "... pois TODOS pecaram e carecem da misericórdia de Deus". (Romanos 3:23).
Mas por quê Ele dá sem medida? A gente erra (peca, se assim preferir), erra, erra e Ele continua tendo misericórdia, por quê?
Difícil nós, seres humanos falhos, vingativos, maldosos, enetendermos por completo a "consciência" de Deus. Não existe outra explicação para tal atitude que não seja o AMOR. Se eu pudesse resumir Deus em uma palavra, eu resumiria em AMOR.
E esse amor não é o sentimento que muitos estão acostumados a caracterizar. O amor não visa ganho próprio. Não se vinga.
O que acontece é que muitos líderes religiosos acham que Deus pensa como eles. Amedrontando seus seguidores. "Se você fizer isso, Deus vai fazer aquilo". Se você der sua oferta, Deus vai te perdoar e depois te abençoar com o dobro".     RIDÍCULO!


NÃO SE COMPRA O PERDÃO DE DEUS, MUITO MENOS BENÇÃOS. (O perdão do seu 'amigo' pode até ser que você consiga comprar).
NÃO HÁ NADA QUE VOCÊ POSSA FAZER PARA MERECER A MISERICÓRDIA DE DEUS.
ELE NOS DÁ, SIMPLESMENTE POR AMOR, POR COMPAIXÃO, POR SABER QUE SOMOS SERES TÃO LIMITADOS E ERRANTES (PECADORES, SE PREFERIR).


Agora, veja bem, não precisa ser muito esperto pra saber que se você fizer algo errado, algo que prejudique pessoas, algo que fuja do bem, do amor, você terá consequências ruins. Não porque Deus fica anotando suas transgressões para poder te cobrar depois, mas porque você PRECISA ter responsabilidade por suas ações, você precisa ter responsabilidade social. Ora, se você se diz filho de Deus, por que faria o mal? Por que contribuiria para o sofrimento das pessoas? A sociedade como um todo cobra, a continuidade da vida cobra. Deus quer que você seja responsável pelos seus atos, quer que você tenha consciência dos seus atos, das suas palavras mal colocadas, assim como meu pai (e aposto que o seu também) me cobrou responsabilidade, visando minha própria felicidade.


Acho engraçado pessoas que 'condenam' outras...
"Se você mentir, você vai pro inferno".
"Se você me largar, Deus vai pesar a mão Dele sobre você"... Como eu disse, quer ser a 4º pessoa da trindade  (Pai, Filho, Espírito Santo e Joana)...tem cabimento?? Faz favor, né!


"Nossa...você fez isso? Reza 50 ave-marias e Deus te perdoou"". E se eu não rezar? E se eu realmente me arrepender de coração e disser apenas : "Me perdoa meu Deus, sei que errei..."? (...) Ele não perdoa????


Ele te perdoa antes mesmo de você pedir perdão. ISSO É GRAÇA. ISSO É MISERICÓRDIA.
Mas se você é Dele, não se sentirá bem ao errar, sua consciência ( aquela que Ele te deu) vai te incomodar, você sempre vai querer melhorar, vai se esforçar, vai pedir auxílio, você se compromete a agradá-lO. Mesmo que tropece novamente, Deus sempre ouvirá seus pedidos sinceros de perdão e sempre te perdoará.


Agora, não preciso dizer que Deus não é ingênuo, né? Ele sabe quando usamos dessa verdade pra fazer as maiores atrocidades com a desculpa de que Ele é bom e perdoa tudo. Ele sabe quando é limitação, quando é da natureza humana, quando é da ignorância e quando é por pura falta de vergonha e maldade. Ele é Deus, sabe o que se passa no seu coração. Por isso, não se acomode na verdade da misericórdia, demonstre que você veio Dele, que você ama por ser Dele e que todo e qualquer julgamento referente aos seus semelhantes jamais caberia a você, quem é você? Quem sou eu? Tenha compaixão dos que erram e sabedoria pra orientar os que não compreendem, em vez de julgar e/ou condenar.


O filho de Deus, Jesus, sendo morto de forma cruel, totalmente ciente da sua missão e do que se passa no coração do Pai, em vez de acabar conosco, em vez de fulminar aqueles corações cheios de ódio, disse:


 "Pai, perdoa- lhes, pois eles não sabem o que fazem." (Lucas 23:34)


Existe maior prova de amor? Maior prova do que é misericórdia?


Deus é FIEL a Sua palavra. O que ele disse ontem é o mesmo de hoje. Ele não muda de opinião. Ele não muda de "caráter". Ele é de confiança. Ele é Fiel.

Um comentário:

  1. 2 Corintios
    Versículo 3 " Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação", que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações.

    ResponderExcluir