sábado, 3 de outubro de 2009

Santa Paciência



Isso é uma coisa que eu 'até' tenho, pelo menos melhorei muito nesses últimos anos.
Deixo passar muita coisa, principalmente das pessoas que não conheço muito bem. Na verdade, adoro deixar passar, pois assim posso ver até onde algo ou alguém pode chegar.
Muitas vezes me faço de boba, distraída, mas isso é só um meio de avaliar onde as coisas podem chegar. Por outro lado, qualquer tipo de manipulação, seja psicológica ou emocional, faz despencar meu nível de paciência.
Detesto ter que agir de forma dura, mas em alguns casos não agir dessa forma parece impossível. Se falo de forma doce, pode parecer moleza. Se falo de forma agressiva, pode parecer grosseria. Então falo de forma dura e objetiva. Fazer o que se algumas pessoas só entendem dessa forma?
Ser doce e calma ao pedir, exigir ou pontuar algo, não significa que não é tão sério assim. Significa educação, apenas isso.
Entendo perfeitamente pessoas orgulhosas. Aquelas que gostam e escondem. Querem e não pedem. Falam e não escutam. É a dinâmica delas, a única forma que conseguem. Mas tudo tem consequência, não é a toa que ficam sozinhas e não conseguem cultivar vínculos afetivos com pessoas que não sejam "baba-ovos" dela.
Entendo pessoas inseguras. Pessoas impulsivas. Pessoas calmas. Mas algumas pessoas que não me "descem" mesmo são as manipuladoras, os hipócritas e os "donos da razão".
Por que?
Bom, os manipuladores só agem em benefício próprio. Pode até parecer que querem seu bem, mas na verdade só pensam no retorno, em como te manter dependente, em como te chantagiar.
Os hipócritas são aqueles que têm conselho pra tudo, regras de conduta pra tudo, falam sempre o que VOCÊ deve fazer. Mas "esquecem" de avaliar seus próprios atos, sua própria vida. Dizem ser cheios de boa intenção, mas na verdade, são cheios de julgamentos.
Os "donos da razão" têm capacidade de avaliação limitada, só conseguem enxergar até onde seus preconceitos e paradigmas permitem. São pessoas limitadas e perdem muitas oportunidades de crescimento. Resumindo...é um porre!


Pessoas assim você encontra em todo lugar. Pode até se apaixonar por elas, acredite! Seja no trabalho, na faculdade, na igreja ( pode ter certeza que sim), ou seja, qualquer lugar que um ser humano frequente. Muito cuidado com elas!


Seres humanos são falhos, mas devemos estar abertos para renovação. Quem resolve se fechar em seu microscópico mundo de preconceitos, medos, orgulho, não sabe o que é amar de verdade, amar a humanidade.


Paciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário