quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Quero misericórdia e não sacrifícios"


Essa frase do título foi extraída do capítulo de Mateus, localizado no novo testamento da bíblia. Frase dita por Jesus.

Misericórdia significa: perdão; piedade; compaixão despertada pela miséria alheia; compassividade.

Sacrifício significa: privação; renúncia; abnegação.

Algo que há algum tempo vem me chamando a atenção e até me incomodando, é a forma que algumas pessoas encaram sua fé. Já presenciei de perto muitas questões doutrinárias e ensinamentos muitas vezes ameaçadores. Veja bem, o ser humano em qualquer relacionamento deve prezar pela ordem, decência e respeito. Com Deus especialmente, não poderia ser diferente...afinal, Deus é o Ser supremo de toda existência e Nele tudo subexiste. O temor que a bíblia desperta não é o medo e sim o respeito com um Pai.

Acredito que o problema está na rigidez. Viajando pelos capítulos do N.T. nota-se que a rigidez das pessoas sempre causa vítimas.

No decorrer da história, muitas pessoas se engajaram em várias formas de sacrifício como parte da prática religiosa. Acredito de coração que, abrir mão de desejos pessoais em benefício dos outros pode ser um sinal de verdadeira compaixão quando motivado pelo amor. No entanto, o sacrifício desprovido de amor é uma religião vazia.

Fiquei profundamente chateada quando presenciei certos ensinamentos em uma igreja específica, tanto que não sinto a menor empatia por esse tipo de doutrina enganosa e manipuladora. Esse lance de fazer "barganha" com Deus é uma coisa deplorável. O líder dizia : "Dê sua oferta e essa semana mesmo vão abrir as portas de emprego; ou você vai conseguir comprar o carro que tanto quer; ou sua doença vai desaparecer"... Eu nunca me senti tão mal, sério!

Você acredita mesmo que Deus precisa do seu dinheiro para te abençoar? Ou seja, seu eu der...Ele faz? Faça-me o favoooooooooooooor!

Não subestime a onipotência de Deus. Ele quer corações puros, uma fé sincera e uma vida transparente. A minha grande felicidade é que existem algumas igrejas com lideranças sensatas e que ensinam o cristianismo da forma correta, como deve ser.

Uma religião destituída de amor é sinônimo de religião vazia. E é por isso que Jesus desejava "misericórdia" em vez de sacrifícios. A adesão rígida a práticas religiosas que perdem de vista o propósito original de desenvolvermos uma relação de amor com os outros é uma religião negativa. Acredito mesmo que o problema não é a religião e sim a sua prática inflexível que priva as pessoas do que elas têm de melhor.


O problema não é a religião e sim a rigidez religiosa. - Mark W. Baker

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. è por isso que apesar de convertida e de ter aceito Jesus como meu redentor e salvador eu estou a mais de um ano fora da igreja. Por que vejo pessoas pregando uma coisa e fazendo outra, mas Deus como vc mesmo disse não espera sacrificios e sim misericordia, e pesquisando a origem do meu nome: 'Mércia' descobri que vem do inglês 'mercy' e que etimologicamente significa a misericordiosa, a que perdoa; e é isso oque falta na maioria das pessoas: humildade,compaixão, piedade, misericórdia para com os outros. O orgulho é um veneno que cega, que endurece o coração e afastas as pessoas. É triste mas é o sinal dos tempos. Um beijooo

    ResponderExcluir