terça-feira, 22 de setembro de 2009

H 2 O


Qual o primeiro elemento químico descrito na tabela periódica que aprendemos? Lá no primário...

É claro que é o elemento que compõe a água. Esse todo mundo sabe. H2O (2 átomos de hidrogênio e 1 de oxigênio), essa é a fórmula da água.
Agora vai perguntar do estrôncio, zircônio, molibdênio pra ver se alguém responde.

A valorização da água é feita desde os primeiros anos de vida, porque realmente existe preocupação com sua falta. Impossível viver sem ela. Oras, 70% de nós é água, e ela deve ser cíclica (precisa ser "atualizada"...em termos mais simples rs), ou seja, não é acumulativa. Todos os dias necessitamos dessa "atualização", isso sem contar como medida higiênica, falo apenas para sobrevivência fisiológica (bioquímica) do ser humano.
Sempre houveram campanhas para uma consciência de economia da água, mas atualmente existe um certo desespero.

Um dia desses estava ouvindo uma palestra sobre esse assunto e uma frase me incomodou muito. O palestrante dizia: "A água do planeta está acabando".

Incoerente isso, não? Como assim?? Temos cerca de 1,6 bilhões de km3 de água hoje no planeta e o cara vai dizer que a água está acabando???

Ninguém vai acreditar...É só olhar o mapa do mundo e ver a proporção de água em relação a de terra. Não se atinge a consciência das pessoas comuns com essa frase, elas não vão acreditar. A água não está acabando. A água DOCE está acabando e o ser humano só vive com água DOCE, a salgada não serve pra sobrevivência. Ou se conscientiza direito ou nem tenta, as pessoas ficam confusas com tal afirmação e acabam banalizando a importância do assunto.

Para se ter noção, a água salgada no nosso planeta ocupa cerca de 99% de toda água, sendo que a doce ocupa apenas 1% do espaço aquático do planeta. E não só os seres humanos, mas a maioria dos seres vivos necessitam deste mesmo 1% de água doce.

E agora? Algumas alternativas.

Fazer um projeto mundial que reune cientistas de todo mundo para descobrir e/ou desenvolver um organismo, ou agente químico que transforme água salgada em água doce.


Implantar um mecanismo de captação de sódio (sal) nas papilas filiformes, fungiformes e valadas da língua humana para que seja retido todo o sódio (olha a nanotecnologia aí hehe) e seja possível a ingestão da água sem o mesmo. É claro que um dispositivo que tenha áreas de descarte após o uso. rs


Codificar genes, através de técnicas de biologia molecular, para que a água salgada seja também saudável e suficiente para o corpo humano.


ou

Economizar água.


Mais fácil utilizar técnicas para modificação no oceano ou no ser humano? É...Melhor no oceano.


Insanidade...Não existem meios para essa modificação, a única alternativa possível é a economia da água. Queria muuuito imaginar o contrário, mas infelizmente não existe outro meio.

Se ninguém se cuidar, a vida poderá se acabar ( entenda que o 'PODERÁ' na área cientifica é apenas questão de tempo e a 'possibilidade' ,se tratando de vida , é certeza para muitas pessoas) ou PELO MENOS diminuir.


Por que será então que Deus fez tanta água salgada e "pouca" água doce, sabendo que a maioria de suas criaturas só vive com água doce???

Então...o problema não foi que Ele disponibilizou pouca água doce, Ele disponibilizou o suficiente para o espaço de tempo que Ele acha que deveria fornecer. E garanto que isso daria muuuuito, mas muuuuuuuito tempo...Se não fossem as mãozinhas xeretas e a mentalidade autosuficiente do ser humano, pois a água é uma fonte renovável.
O problema é que apenas UMA espécie de todas Suas criaturas que necessitam dessa água, não sabe usar. Quaanto mais tem, mais gasta. Falta equilíbrio. E não estou tirando o meu fora, não. Eu também não sei ( ou seria não quero?) economizar.

Na verdade a gente sabe o que fazer pra economizar, o problema é que muitos não querem, não se importam...

A necessidade gera a consciência, quando começar a faltar de verdade a gente passa a fazer. Mas sinto te dizer que ela provavelmente não faltará para você, faltará pra os seus....é....o seus tão amados descendentes que, pra mim, é pior ainda. A não ser que você seja tão egoísta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário