quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

AHHH...A AMIZADE


Conta uma lenda árabe que dois amigos que viajavam frequentemente pelo deserto certa vez discutiram, brigaram e um esbofeteou o outro. O que apanhou sem nada dizer escreveu na areia:
"Hoje, meu melhor amigo me bateu no rosto".

Mais tarde fizeram as pazes e seguiram viagem. Chegaram num oásis e resolveram tomar banho. O que havia sido esbofeteado começou a afogar-se, sendo salvo por seu amigo. Quando se recuperou escreveu numa pedra:

"Hoje meu melhor amigo salvou minha vida".

Intrigado, o outro perguntou:

“- diga-me: por que depois que bati você escreveu na areia aquilo e, agora que te salvei a vida escreveu na pedra?”

Sorrindo, o outro respondeu:

“- Quando um grande amigo nos ofende, deveremos escrever na areia, onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar. Mas quando nos faz algo grandioso, deveremos gravar na pedra da memória do coração, onde nenhum vento do mundo poderá apagar!”


A amizade sempre será uma fonte de renovação, não retém a água para si.
Dá-se espontaneamente. Ela parte do coração de alguém ao coração dos demais.


Impossível definir e quantificar exatamente o sentimento e emoção provocado por uma relação de amizade mas, assim como todo pesquisador...euzinha, buscando uma definição de "amizade" que se afaste da mesma falta de consenso sobre relacionamentos, achei que a amizade pode ser definida como “um relacionamento pessoal e voluntário, que propicia intimidade e ajuda, no qual as duas partes gostam uma da outra e buscam a companhia uma da outra”.


Cientistas sociais vêm documentando há décadas os benefícios dos relacionamentos interpessoais. Estudos epidemiológicos demonstram que indivíduos socialmente integrados vivem mais (Fehr, 1996).


O que seria de nós sem as amizades? Encontramos muitas pessoas ao longo da vida que na verdade nunca foram "amigas", a amizade requer cumplicidade, respeito, dedicação e compreensão. Mas encontramos pessoas especiais, com inúmeros defeitos e qualidades...mas que cativam nosso coração. O que seria de nós sem um abraço amigo? Sem um conselho louco dado por um amigo louco..serve pelo menos pra te fazer rir >rs<, um conselho sensato dado por um amigo sensato, um telefonema ou e-mail querendo saber se vc ainda está bem, que te defende mas que também te dá fortes "bordoadas" quando vc precisa daquilo?
Creio que o amigo verdadeiro não fala apenas o que você quer ouvir, mas o que você precisa ouvir...muitas vezes eles enxergam o que não conseguimos enxergar.
Independente da personalidade, hábitos e costumes de um amigo (dentro dos valores de cada um, óbvio) o que faz você único é seu "filtro psicológico" e a decisão de "manutenção dos seus valores", com isso você corre um risco bem menor de ser influenciado negativamente. Isso é maturidade!

Tenho amizades maravilhosas, não porque nunca fizeram algo que me irritasse (nós também irritamos muito as pessoas)....mas porque o meu coração é grato por cada batimento cardíaco que Deus permite à cada uma delas. Elas me ajudaram e me ajudam a crescer, a viver, a superar, a conquistar, a sonhar...como Deus é bom conosco, a felicidade depende do que fazemos com o que Deus entrega em nossas mãos e isso deve ser dos dois lados.

Como é bom chegar ao entendimento que o Autor da existência arquitetou desde o "Haja luz" até as nossas necessidades íntimas de socialização para desenvolver o que Ele nos assoprou nas narinas....O AMOR!


Para os meus amigos e as pessoas que querem ser amigas, repito as palavras do "pequeno príncipe" que diz: “Se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário