quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quem procura, acha?


O Ciúme!



Zelúmen, de zelu, inveja?
Uma distorção de zêlo?
Será que o sentimento de ciúme está diretamente ligado à intensidade do "gostar"?
Qual é o papel que desempenha a confiança mútua...ela não impediria a existência do ciúme?


De acordo com alguns estudiosos, o ciúme é um sentimento voltado para si mesmo, para quem o sente...é o medo normal ou doentio de perder a exclusividade sobre alguém, uma grande porção de egocentrismo, sensação permanente de angústia e instabilidade, a insegurança em relação à si mesmo e ao outro, além da fragilidade da relação afetiva, podem levar à pessoa a manter um permanente "estado de tensão", temendo ser traído ou abandonado.

Difícil explicar o ciúme verdadeiro, porque ele não se baseia em fatos reais, mas no modo como o ciumento interpreta tais fatos. O ciumento parece estar constantemente em alerta, pronto para obter a prova de que suas suspeitas estavam certas, um verdadeiro detetive rs.

É um bom exemplo para o ditado que diz que "quem procura, acaba encontrando". Ele está sempre procurando algo que o valide, que dê a ele a sensação – ainda que seja a mais temida e a mais dolorosa – de que realmente estava certo.

Algumas pessoas dizem que o ciúme é aquele "condimento" que torna a relação amorosa mais "apetitosa", concordo em partes. Realmente aquele ciuminho bobo, levado meio que na brincadeira, é bonitinho, gera biquinho e você acha até engraçadinho... Mas aquele cara (ou garota) que vive procurando pêlo em ovo, que faz milhões de perguntas/segundo, que só porque você não atende o celular acha que está fazendo coisa errada....ahhh, é um saco! Chega a te ofender!

Na verdade, acredito que existem dois tipos de ciúmes...igualmente toda patologia hereditária rs, não afirmando que ciúme é hereditário, por favor.

O primeiro tipo é o ciúme inato (gerado na formação da personalidade), aquele que a pessoa desde a infância desenvolve crises de ciúmes com o irmão, irmã, primos, tios, pais, avós etc e depois que começa com namorico, torra a paciência do outro...porque aí você já não é mais uma criança onde tudo é "bonitinho" ou "fofinho", você passa a ser o "mala", o "porre" etc. É uma forma de pensar, agir e reagir extremamente enraizada na personalidade!

O segundo tipo é o ciúme adquirido, você entra numa relação confiante, feliz, o indivíduo pode até passar 2 dias sem ligar, mas ele nunca te deu motivo para desconfiar então você fica de boa. Mas com o passar do tempo essa mesma pessoa que antes fora "confiável" começa a dar vestígios de safadeza, mentirinhas e mentironas, e algumas cositas mais....aí o ciúme aparece e já que ele é sinônimo de insegurança, não tem como resistir!

Com o passar do tempo percebi que o ciúmes inato de personalidade é muito difícil de mudar, pois você tem que tentar expor toda a insegurança criada nas relações da infância, na mania de "endeusar" o outro...achando que ele é o único ser capaz de te provocar bem-estar.

Já o ciúme gerado pelas circunstâncias REAIS, é interessante por colocar a prova se uma pessoa é burra ou não. Por exemplo, se você experimenta o sentimento de ciúme gerado por situações comprovadamente reais e não insanas, se você continuar com esse objeto gerador desse tipo de sentimento...desculpa, mas você é uma besta! Esse tipo de "ciumento" só sofre porque quer, não é vítima de uma doença....é vítima da panaquice!!!

Existe ainda o ser que faz todas as patifarias imagináveis, vive em mentiras, a vida dele é esconder e omitir fatos, e na rodinha de amigos dele a errada é a "namorada" ou "esposa". Porque ela é ciumenta, ela persegue, ela é doente etc etc etc.....e ele? Ele é um coitadinho, injustiçado....faz favor né! Normalmente essas ditas "ciumentas" são as panacas citadas acima!

Creio que o verdadeiro ciumento é aquele em que a linha divisória entre imaginação, fantasia, crença e certeza freqüentemente se torna vaga e imprecisa. No ciúme as dúvidas podem se transformar em idéias supervalorizadas ou DELIRANTES. Depois das idéias de ciúme, a pessoa é compelida à verificação compulsória de suas dúvidas...9876 telefonemas, examina bolsos, bolsas, carteiras, recibos, celular, roupas íntimas...tem quem contrata detetives! Essas realmente são doentes e não panacas....o verdadeiro ciúme patológico. Esse destrói relacionamentos, ninguém suporta ser controlado excessivamente!


Apesar de transformar a vida do outro num verdadeiro inferno...

a maior vítima do ciúmes é, sem dúvidas, o ciumento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário