terça-feira, 21 de abril de 2009

Love


Quem é que nunca se apaixonou? Mas será que a paixão sempre acaba?

Normalmente o cérebro de uma pessoa apaixonada contém grandes quantidades de feniletilamina ( um neurotransmissor). Ela é produzida através de eventos característicos do início de namoro, incluindo no 'pacote' um olhar, a descoberta do outro, do toque novo e etc. São 24 horas de perfeito bem-estar.

Existe então uma necessidade incontrolável de o casal estar junto o tempo todo. E há quem diga que essa feniletamina não vicia...rs eu discordo!

O caso é que nesse período pouco importa a personalidade, se o sujeitinho é chato ou simpático, bonito ou 'meia-boca', se a família é tranquila ou um 'porre'...na verdade, a família nem importa nesse momento. E pior...hipedimensionamos as qualidades, criamos expectativas muitas vezes falsas e... os defeitos? Ah...pouco importam os defeitos, eles não existem mesmo...


Ah...posso contar? Essa incrível feniletamina existe em altíssimos níveis no chocolate...ta aí...depois falam que ela não vicia rs, tô falando...

Quer saber quanto tempo dura essa 'nóia' de feniletamina, né? Pois é...um estudo mostrou que biologicamente nós, seres humanos, somos 'programados' para sentir a paixão ou estarmos apaixonados entre 18 a 30 meses. Siiiim...a paixão tem um tempo de vida, eu diria que até longo o suficiente para que o casal se conheça, copule e reproduza ( desculpem pela frieza, mas biologicamente é isso!...engraçado rs).

Depois disso, essa tal paixão evolui para emoções mais brandas, ou ainda, vc tem a opção de migrar para um outro relacionamento recomeçando todo esse incrível ciclo. Dessa forma, compete aos pombinhos continuar ou não no relacionamento. Em caso de permanecerem unidos e voltados um para o outro, se habituarão a manifestações mais brandas de afetividade como o companheirismo e a tolerância. É isso o que concebemos enquanto amor, ao menos, do ponto de vista fisiológico....biologicamente falando!


Muito, mas muuuuuito dificilmente a paixão dura mais de 2 aninhos! Se tu diz que ama aquele 'ser' por mais de 2 anos é muito provável que seja amor...


E por que sofremos tanto quando levamos um belo 'pé na bunda' nesse período de paixão?

Simples...Tanto a dopamina quanto a feniletilamina estão relacionadas com as endorfinas. E endorfinas viciam. E como todo vício, produz síndrome de abstinência quando somos privados. Todo o sofrimento que passamos quando levamos um fora do objeto de nossa paixão nada mais é do que síndrome de abstinência.


Particularmente posso dizer que essas descobertas são incrivelmente aplicáveis...sou uma amostra 'in vivo' dessas pesquisas...rs. Acho que todos nós podemos falar isso!!! ;)


Mas e o casal que vive 30 anos juntos, declaram amor e etc...podem se apaixonar?

O amor é o sentimento mais absurdo que existe. Absurdo no sentido de que tudo é possível ... e eu acredito que quem ama através da característica 'Eros' (amor entre homem e mulher) vive se apaixonando inúmeras vezes ao longo da vida...só que pela mesma pessoa!


E viva o amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário