terça-feira, 24 de março de 2009

Ai que sonooooo!


Imagine dormir apenas 3 horas durante a noite...o dia passa a ter 500 horas e voce esta imprestável para fazer e até pensar em qualquer coisa, nao é a toa que a única coisa que consigo escrever agora é sobre o sono! rs


Dormir não é simplesmente uma necessidade de descanso mental e físico... durante o soninho ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e, mesmo, a longo prazo.

Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes .

Cada um necessita de um determinado período de sono, o meu deve ser de 10 horas!!!!
Alguns fatos comprovados por pesquisas podem nos dar uma idéia da importância que tem o sono no nosso desempenho físico e mental. Por exemplo, num estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, indivíduos que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque (Cronfli, 2002).


Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostram redução do metabolismo nas regiões frontais (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva a dificuldades na capacidade de acumular conhecimento e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio (Cronfli, 2002).


Sério mesmo....estou morrendo de sono!








Nenhum comentário:

Postar um comentário