segunda-feira, 23 de março de 2009

Relacionar-se




Num determinado momento da vida você começa a refletir sobre as coisas que tempos atrás pareciam mais simples e na verdade são, desde que nossa incrível capacidade de complicar as coisas não interfira.

Todo relacionamento exige confiança para que tenha sucesso, sem falar nas outras questões básicas como: respeito, cumplicidade, fidelidade, amor, paixão etc...

A falta de confiança (tanto a auto-confiança como a confiança no outro) te impede de desenvolver a plena intimidade emocional, viver com medo de perder a pessoa que ama ou ter medo de fazer papel de bobo porque está apaixonado é deixar de viver o que se sente.
Claro que é sempre necessário cautela, viver na "cegueira" não é saudável, mas agir com medo de perder, demonstrar algo que não tem vontade, se fingir de indiferente quando a vontade é dizer que ama...além de ser uma forma de manipulação, faz muito mal pra quem decide viver dessa forma. Você acaba perdendo por medo de perder.

Todos nós nos decepcionamos, faz parte da vida....quem vive com medo de se entregar de forma 'louca' e 'descontrolada' (no bom sentido) não vive. Concordo que seja um risco muito grande...mas caso não der certo ou se você for rejeitado e desvalorizado, pelo menos você viveu, você tentou, você aproveitou todo aquele sentimento e de forma intensa....isso é viver, você foi feliz nesse tempo!

Quem vive se controlando para não demonstrar demais um amor, não confia em si mesmo, principalmente na capacidade de superação...caso seja necessário!

Expressar sentimentos de forma inteira não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário, é uma fortaleza incontestável. Se entregar e saber que está totalmente vulnerável e mesmo assim achar que vale mais a pena viver intensamente seus sentimentos do que se privar disso por auto-defesa é uma atitude de pessoas ultra seguras e emocionalmente saudáveis. Já dizia o ditado: "Confie no seu taco"... pois é mais ou menos por aí!

Acredito que agindo dessa forma, a outra parte acaba por se sentir segura também e demonstre mais os sentimentos, se dedique mais... Segurança gera segurança, isegurança gera insegurança...

Não tenha medo de amar, o amor não tem limites para o bem....por que suas demonstrações e atitudes teriam? Não seria coerente se assim fosse.

Nunca se esqueça que você nunca sabe o que acontecerá no dia de amanhã. O ideal não é esperar grandes mudanças para produzir grandes atitudes.
Hoje você tem seus filhos, sua namorada, seu marido, seus pais, seus amigos e colegas de trabalho. Eles são um grande tesouro. Mas será que você tem explorado esse tesouro? Será que você não vive se defendendo e acaba por não demonstrar demais seus sentimentos? E quando esse pai for embora e você não puder mais abraçá-lo? E quando sua namorada se sentir desvalorizada e resolver tentar com outra pessoa?
Até quando você terá chance de demonstrar seus sentimentos?
Saia do labirinto...seja livre e refaça a sua agenda...priorize aquilo que realmente faz diferença na sua vida!
Saia para amar, conquistar novos caminhos, abrir novos horizontes, seja o líder de seu mundo.

Assuma os riscos e viva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário