segunda-feira, 30 de março de 2009

Companheirismo X Individualismo


Aquele que acompanha...

Companheirismo é saber que pode contar com a outra pessoa e ela com você. Sempre. Como se fosse natural e sem ser forçado. Somente quando as pessoas se conhecem e se respeitam, é que elas sabem valorizar os pequenos gestos que demonstram que ser companheiro é fazer parte do dia-a-dia e o que final o resultado é para todos.

O companheirismo esta cada vez mais escasso na lista de qualidades de uma pessoa. Hoje em dia o individualismo predomina a lista das deformacoes de um ser humano.

Creio que muita gente 'desaprendeu' estar com alguém e realmente dividir a vida com essa pessoa.
Hoje em dia a busca pela independencia é tao compulsiva que isso só acaba por mascarar o medo da solidao. Quem nao o tem, nao é? O individualista nao assume isso, mas é o que mais teme!

Ser companheiro é estar disponível sem se anular e, entre um e outro ponto, existe uma linha tenue...CUIDADO!
Ter sua individualidade é saudável e importante, mas quando isso passa a te afastar de pessoas e gerar conflitos desnecessários, deve-se avaliar tal comportamento. Esse mundo cada vez mais ensina a frustrante e mentirosa tese de que ser individualista é mais seguro e promove maior felicidade!

Companheirismo é ter maturidade para demonstrar que você é companheiro, e que valoriza este posicionamento, porque as pessoas vão fazer o mesmo por você. Você planta o que colhe?!

É...tem gente que exagera com isso e passa a querer dominar a vida do outro, obrigando a fazer coisas que nao gosta, IMPOR posicionamentos... Na verdade, creio que ninguém deve impor nada, todos nós temos o direito de fazer o achamos mais certo e assumir as consequencias por isso, quem deve decidir se aceita tal falta de posicionamento é o incomodado...afinal, ninguém é obrigado a fazer nada e o outro também nao é obrigado aceitar.

A resolucao justa desse tipo de impasse que determina o sucesso de um relacionamento. Ambos devem ceder, ceder justamente...cada um avaliar o que é melhor e decidir. Maaaaaas quando um dos lados nao cede...nao tem 'santo' que conserte, vai por mim!!!
Conviver com alguém que amamos é o mesmo que comprar um imenso espelho da alma, no qual, cada um de nossos movimentos é mostrado, sem a mínima piedade. E, é aí que começa o inferninho… Ao invés de encarar a verdade e de ver a imagem temida do verdadeiro “eu”, tenta-se quebrar o “espelho”. Como? Fugindo da intimidade, culpando o outro, e desacreditando o amor...SENDO INDIVIDUALISTA!
Com isso algumas pessoas preferem a individualidade, é mais seguro e foge do genuíno companheirismo.

Quando será que vamos aprender que o amor nao precisa ver tudo belo para se manter:
É na bobice que se fala, na cara inchada pela manha, na meia furada, no bocejar de leao....que o amor amadurece!
Viver com quem se ama nao é apenas uma oportunidade de conhecer o outro, mas é a maior chance de entrar em contato consigo mesmo.
Infelizmente, com o passar dos anos o amor que promove os relacionamentos em geral tem sido muito mais estratégico do que espontâneo. Nas revistas femininas via-se muito esse tipo de atitude: “se ele fizer isso, faça aquilo”, o que foi minando a espontaneidade do amor!

As pessoas precisam ter interesse genuíno no outro...independentemente do que receber. Claro que tudo tem um limite, nao quero aqui defender a 'panaquice', pelo amor.
Todas as maneiras de amar devem ser naturais. Quem fica estudando demais o outro, “mata” a possibilidade de amar alguém. O mundo é feito de absurdos e encontros, os absurdos fazem parte e sao os casos mais absurdos que formam as grandes e lindas estórias de amor.

Quem nao é honesto jamais conseguirá ser companheiro, o egoísmo é o contrário do companheirismo. Nenhum ser egoísta e egocentrico consegue ser companheiro... levar em conta a felicidade do outro mesmo que para isso seja necessário ceder, nao é conveniente para esse tipo de pessoa.

Cada um que avalie sua própria vida e suas próprias atitudes. Somos responsáveis por quase tudo o que acontece com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário