sábado, 21 de março de 2009

Sua vida num parágrafo!


Na minha opinião a 'astrologia' é uma pseudo-ciência que se utiliza de maneira mística dos conhecimentos de astronomia (uma ciência maravilhosa e de extrema importância para a física, matemática e biologia).

Não, não acredito em horóscopos e isso não se deve ao fato de ser 'crente'. Falando nisso, você crê no Deus? Sim? Então você também é crente, meu 'bein'! Não vou discutir doutrinas aqui. Esqueça esse fato e eu vou te falar o por quê!


Respeito a opinião das pessoas, sou contra qualquer tipo de preconceito, mas tenho o direito de pensar, analisar, avaliar e decidir no que 'perderei' meu tempo ou no que não 'perderei'.

No caso, o fundamento de uma elaboração de horóscopo é o que me incomoda. Essa pseudo-ciência tenta estabelecer relações entre o comportamento humano e as posições dos astros, tentando fazer previsões e predições baseadas nesses dados.

De verdade, não perco meu tempo vendo horóscopos em revistas, jornais, folhetos etc etc....acho que por mais que algumas revistas só saibam falar sobre capítulos de novelas, fofocas, matérias inúteis em geral, acredito que tudo é mais interessante do que ler esse tal de horóscopo. Pra ser sincera, sempre existirá algo mais inteligente a fazer do que ler um horóscopo. Mas entendo que ele rende uma graninha estável pros que escrevem. Quando são os tais astrólogos, é claro!


O foco do horóscopo não é mais fazer previsões (acho que as pessoas que os elaboram perceberam que o público anda ficando menos ingênuo), e agora focam mais em “tendências psicológicas”, em geral de maneira elogiosa, pra que ninguém se sinta ofendido ou decepcionado...contrariar o leitor pode afastá-lo.

Eu apenas não consigo entender como algumas pessoas acreditam que são mais ou menos impulsivas, inteligentes, espertas, lerdas, calmas, ansiosas e por aí vai, apenas porque seu 'signo' é tal.

Genteeeem, personalidade é um conjunto de características psicológicas que determinam sua individualidade e isso se dá de forma gradual, com o passar dos anos, através de fatores externos, grupos sociais frequentados, família, criação, desenvolvimento intelectual, socialização em geral... E mesmo assim você acha que o que determina seu jeito de agir é porque o seu signo é de cobra, lagarto, papagaio ou periquito? Pô...joga no bicho que pelo menos você corre o risco de ganhar uma graninha...

Dizem que pesquisadores da área da física e médica costumam fazer cara de "nada a ver" para astrologia (mais especificamente a fundamentação dos horóscopos)...e não é por pertencer a esse meio que tenho essa opinião. Veja bem, esses dias vi uma pessoa comparando a 'astrologia' com a meteorologia.

Vamos separar:

A Meteorologia é uma ciência EXATA, não porque as previsões sejam exatas, mas porque ela oferece os MEIOS LÓGICOS de prever e estimar o erro da previsão. Portanto um meteorologista não diz "amanhã vai chover", e sim, existe 70% de chance de chuva amanhã. Neste sentido nenhum dos experimentos realizados até hoje com a astrologia foi capaz de mostrar certeza maior do que a que se consegue por puro PALPITE...qual a porcetagem de acerto de um palpite? Depende do que você quer ouvir ou de como você quer parecer!


Qual meu signo? Qual a ascendência do meu signo?

Ah....pergunte algo mais interessante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário