quarta-feira, 18 de março de 2009

Mudanças


Creio sim que ninguém muda ninguém. Creio também que ninguém muda sozinho.

A gente mesmo muda no decorrer do caminho, mudamos sim nos encontros...a gente mesmo muda.

Já percebeu que é nos relacionamentos que mudamos sempre alguma coisa? Não discuto se é pra melhor ou pior, digo apenas que mudamos.

Desde que estejamos abertos, livres e desde que não nos consideramos pessoas 'autosuficientes', somos transformados a partir dos encontros...isso se você deixar ser impactado!
"Por um acaso você já viu a diferença que há entre as pedras que estão na nascente de um rio,e as pedras que estão em sua foz? As pedras na nascente são toscas, pontiagudas, cheias de arestas. À medida que elas vão sendo carregadas pelo rio sofrendo a ação da água e se atritando com as outras pedras, ao longo de muitos anos, elas vão sendo polidas, desbastadas."

Somos como as pedras, sem os contatos humanos nossa vida seria sem graça, inerte, monótona e sem aprendizado, sem crescimentos...

A gente começa a assimiliar que não existem sentimentos, bons ou ruins, sem a existência do outro. O bom seria tão corriqueiro e desvalorizado sem a existência do ruim...como dizia a música: "quem é de verdade sabe quem é de mentira".

Passar a vida com medo de frustrações, decepções, arrependimentos, impedindo contatos mais próximos, mais íntimos....é não evoluir, não crescer, não viver. E tem gente que passa a vida inteira remoendo frustrações passadas, cegando o presente e o futuro... vivendo sempre na defensiva, mas defensiva do que? A vida já não é um risco?

Quando eu olho para trás,vejo que hoje carrego no que eu sou marcas (algumas profundas e outras superficiais) de pessoas extremamente importantes. Elas me permitiram dar forma ao que sou, não seria a mesma hoje sem elas. Me transformei em alguém melhor, mais suave, mais harmônico, mais integrado. Outras, sem dúvidas, com suas ações e palavras me criaram novas feridas,que precisaram ser curadas. FAZ PARTE!

A gente sempre cresce nos momentos difíceis. Inteligentes os que aprendem com os próprios erros, sábios os que aprendem com os erros dos outros.

Sempre começamos a jornada da vida como pedras cheias de pontas, cheias de excessos. Quando finalmente aceitamos que somos pequenos, dada a compreensão da existência e importância do outro,e principalmente da grandeza de Deus,é que finalmente nos tornamos grandes em valor. Coitado do ser que diz não precisar de Deus!

Deus deu a cada um de nós a capacidade de amar...Mas temos que aprender como. Pra chegarmos a esse âmago, temos que nos permitir, através dos relacionamentos, ir tirando todos os excessos que nos impedem de usá-lo, de fazê-lo brilhar.

E envolvimento gera atrito. ATRITE-SE! APRENDA! CRESÇA!





Nenhum comentário:

Postar um comentário